Presidente da Comissão do Aeroporto cobra posição do DAESP

Plano de trabalho do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), consta a elaboração do projeto executivo da ampliação do aeroporto Leite Lopes em 2018, com início das obras somente em 2019
Presidente da Comissão do Aeroporto cobra posição do DAESP

Por: Silvia Morais (com informações gabinete Alessandro Maraca)

Foto: Allan S. Ribeiro

O presidente Comissão de Estudos da internacionalização do Aeroporto Leite Lopes, Alessandro Maraca (MDB), em encontro com o deputado federal Baleia Rossi (MDB), obteve informações que no plano de trabalho do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), consta a elaboração do projeto executivo da ampliação do aeroporto Leite Lopes em 2018, com início das obras somente em 2019.

Esta informação foi obtida em reunião no Ministério dos Transportes com o ministro Maurício Quintella, estavam presentes, o secretário de Aviação Civil do governo federal, Dario Rais Lopes; o prefeito Duarte Nogueira e o deputado estadual Léo Oliveira.

No último orçamento enviado pelo governo estadual para a Assembleia Legislativa de São Paulo, consta somente o módico valor de R$ 60,00 para implantação, ampliação e modernização dos aeroportos de São Paulo, sem previsão do valor garantido pelo governo federal.

Em dezembro de 2017 foi aprovada, em plenário, de autoria da Comissão Especial de Estudos para acompanhar e contribuir no processo de internacionalização do Aeroporto Leite Lopes, uma moção de repúdio ao DAESP pela omissão de informações. “Durante os trabalhos desta CEE, por diversas vezes tentou-se ouvir representantes do DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), conforme nota-se nos documentos anexos a este Requerimento”, cita a moção, “A transparência e a prestação de informações não se trata somente de uma gentileza aos que anseiam, mas sim de uma obrigação legal que está deixando de ser cumprida, um desrespeito à Câmara Municipal de Vereadores de Ribeirão Preto e à legislação vigente” finaliza o documento.

Em janeiro deste ano, os membros da comissão encaminharam ao deputado Léo Oliveira (MDB), ofício solicitando a intermediação na convocação do DAESP. “Considerando o histórico de negativas e omissões em contribuir com esta Comissão - que defende os interesses públicos dos cidadãos de nossa cidade e de toda a região, solicitamos os préstimos desse nobre Deputado quanto à possibilidade de convocação do Superintendente do DAESP – Fábio Calloni e do Administrador Regional do DAESP em Ribeirão Preto – Álvaro Cardoso Júnior para prestarem esclarecimentos nessa assembleia legislativa quanto aos fatos narrados, fornecerem informações pertinentes ao processo de internacionalização do Aeroporto Leite Lopes, de dados estruturais e de fluxo do referido terminal, bem como demais elementos que julgarem importantes.”

O governo federal afirmou que o recurso de R$ 88 milhões poderá ser adiantado para este primeiro semestre de

Foto: Aline Pereira

2018, porém o DAESP pretende iniciar as obras somente em 2019. “É importante esclarecer para a população de Ribeirão Preto, que existe um boicote do DAESP com o progresso da nossa cidade, por má intenção ou por incompetência, o prazo deles não condiz com a necessidade da nossa cidade”, disse, "...são milhões de arrecadação e milhares de empregos perdidos por conta dessa inabilidade do DAESP", finalizou Maraca.

A Comissão é composta pelos vereadores Alessandro Maraca (MDB), Gláucia Berenice (PSDB), Paulinho Pereira (PPS), Nelson das Placas (PDT), André Trindade (DEM) e João Batista (PP).